Home

»

»

Novo ministro de Ciência e Tecnologia, Paulo Alvim, esteve em Barueri

Novo ministro de Ciência e Tecnologia, Paulo Alvim, esteve em Barueri

O novo ministro da Ciência e Tecnologia, Paulo Alvim, antes secretário nacional da pasta e que agora assume o posto do astronauta Marcos Pontes, que deixa o MIC para se candidatar a deputado federal por São Paulo, já esteve em Barueri em agenda oficial com o secretário de Inovação e Tecnologia da Prefeitura, Jonatas Randal.


Paulo Alvim, o então ministro Marcos Pontes e representantes de empresas de tecnologia acompanharam a apresentação da plataforma Inovação Barueri feita por Randal e a equipe técnica do Centro de Inovação e Tecnologia (CIT). O encontro, que foi um marco para a região Oeste da Grande São Paulo e o Estado, ocorreu em julho de 2020.

A plataforma Inovação Barueri oferece ferramentas e o auxílio necessário para contribuir com o desenvolvimento de pesquisas tecnológicas. “O objetivo da plataforma, que conta com total apoio e estímulo do prefeito Rubens Furlan e do vice-prefeito Beto Piteri, é produzir soluções socioeconômicas para melhorar a qualidade de vida das pessoas, oportunizar o acesso a tecnologias de alto custo e incentivar o empreendedorismo, entre outras soluções criativas”, afirma Randal.

Segundo Randal, o CIT desenvolveu cerca de 100 projetos voltados para inovação e tecnologia, uma marca que é referência no País. Por conta do destaque em projetos na área, a cidade de Barueri é sempre convidada a participar de encontros de relevância nacional e global sobre transformação digital.

Paulo César Rezende de Carvalho Alvim

Engenheiro Civil, formado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, e mestre em Ciência da Informação, formado pela Universidade de Brasília. Entre outras posições de alta relevância e importância para o Brasil, foi analista de projetos das áreas de transporte e energia. Foi analista técnico da Secretaria de Tecnologia Industrial do MIC, atuando nas áreas de energia e tecnologia industrial básica. Foi secretário adjunto de Ciência, Tecnologia e Meio Ambiente do Governo do Distrito Federal e secretário Nacional de Empreendedorismo e Inovação do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI).

Conheça Marcos Pontes

O astronauta Marcos Pontes é tenente coronel aviador R1 da Força Aérea Brasileira (FAB), engenheiro aeronáutico, formado pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), mestre em Engenharia de Sistemas pela Naval Postgraduate School, na Califórnia (Estados Unidos) e piloto de teste de aviões de caça com mais de 2.000 horas de voo em 25 tipos de aeronaves, incluindo F-15 Eagle, F-16 Falcon, F-18 Hornet e Mig-29 Fulcrum.

Membro da turma 1998 de astronautas da NASA, Marcos Pontes é o único brasileiro a ir ao espaço. Ele também é o primeiro astronauta profissional a representar oficialmente um país do Hemisfério Sul no espaço. Pontes realizou a Missão Centenário em 2006, fruto de uma parceria entre a Agência Espacial Brasileira e a Agência Espacial Russa, trabalhando 10 dias na Estação Internacional Espacial como Especialista de Missão, responsável pela manutenção dos sistemas da espaçonave e pela execução de pesquisas científicas escolhidas pela Academia Brasileira de Ciências.

Tem vasta experiência como gerente de projetos e gestor de programas, trabalhando em projetos internacionais relevantes no setor aeroespacial em empresas como NASA, JAXA, ESA, Boeing. Possui 30 anos de experiência em gerenciamento de riscos e segurança operacional.

Com formação militar e acadêmica expressiva, Pontes é bacharel em Administração Pública e atua ainda como embaixador da Organização das Nações Unidas para o Desenvolvimento Industrial (UNIDO) atuando principalmente em programas de desenvolvimento sustentável.

Randal Barueri 2024 © Todos os direitos reservados