Randal é um dos grandes exemplos no Brasil e no mundo de pessoas que, mesmo com as dificuldades da pobreza na infância e juventude, conseguiram superar os limites da desigualdade. No início da juventude decidiu que a educação superior seria seu caminho. Foi quando entrou e concluiu o curso de Direito pela Unifieo. Um orgulho para os pais Terezinha Ferreira da Silva e João Randal da Silva e seus quatro irmãos.
Randal nasceu em 7 de setembro de 1977, em Carapicuíba, cidade da região Metropolitana de São Paulo. É bacharel em Direito e político brasileiro. Desde 2016 é secretário municipal do Centro de Inovação e Tecnologia (CIT) da Prefeitura de Barueri.
Randal é hoje reconhecido por órgãos de imprensa e entidades brasileiras pelo trabalho inovador que realiza na cidade de Barueri como responsável pelo uso da tecnologia e inovação para melhorar a qualidade do atendimento público e para ampliar os serviços de governo digital, que tornaram a cidade referência quando o assunto é smart city ou govtech.
Em Barueri, entre diferentes ações com o uso de tecnologia que melhoram a governança pública digital na cidade, Randal esteve à frente do ponto de vista técnico como secretário municipal, respaldado pelo prefeito Rubens Furlan e o vice-prefeito Beto Piteri, pela implantação do programa Barueri Sem Papel.
Ativismo social
Randal é reconhecido pelo seu caráter pacificador e unificador. Tem o espírito da diplomacia e busca ser justo quando expressa seus pensamentos sobre temas relacionados à fé, gênero, cor e classes. Cristão, ele não faz distinção sobre fé. Sobre gênero, Randal entende que todos têm o direito de definir o seu próprio gênero. Sobre cor e origem, Randal condena o racismo e qualquer tipo de discriminação. E sobre as desigualdades e preconceitos sociais, Randal luta contra isso desde a sua juventude.
Vida pública
Desde os seus 18 anos, sendo ativista social e político dedicado e tendo reunido experiência em diferentes campos relacionados às políticas públicas, Randal percebeu que era preciso ser um ativista para causas sociais e políticas. Foi neste período, ainda morador de Carapicuíba, que foi convidado a se candidatar ao cargo de vereador na Câmara Municipal da cidade nas eleições de 2004, sendo, ao final do pleito, vereador suplente.
Ao final de 2004, Randal entende que para defender os direitos civis, sociais e políticos das pessoas não é preciso apenas ocupar um cargo eletivo. Foi com este pensamento que passou a debater os rumos da região Oeste da Grande São Paulo junto a vereadores, prefeitos e deputados estaduais e federais.
Em 2008, após quatro anos de atuação como um ativista social e político, Randal começa a chamar a atenção da comunidade política e, especialmente do prefeito de Barueri, Rubens Furlan, um político brasileiro de destaque no cenário nacional, sendo chefe do Executivo por seis mandatos, além de vereador, deputado federal e um dos principais nomes do Estado de São Paulo para disputar o governo paulista nas eleições de 2018 e 2022.
Coordenação de campanhas
A trajetória de Randal, a partir de sua experiência no campo político, destaca seu papel como consultor para a coordenação de campanhas eleitorais em diferentes anos. Randal também é presidente do Diretório Municipal de Barueri do partido político Avante.
1- Em 2010: a campanha na cidade de Barueri da deputada Bruna Furlan em 2010 quando foi eleita a parlamentar com maior votação.
2 – Em 2012: candidatura a prefeito de Barueri em 2012 de Carlos Zicardi, nome indicado por Rubens Furlan.
3 – Em 2014: campanha em Barueri à reeleição da deputada Bruna Furlan. A parlamentar foi reeleita.
4 – Em 2016, a campanha bem sucedida de Rubens Furlan para o quinto mandato como prefeito de Barueri.
5 – Em 2018: campanha em Barueri à reeleição da deputada Bruna Furlan. A parlamentar foi reeleita.
6 – Em 2020: campanha bem sucedida à reeleição de Rubens Furlan para seu sexto mandato como prefeito de Barueri.
7 – Em 2012, 2016 e 2020 Randal também foi consultor para a coordenação de campanhas eleitorais de vereadores em diferentes cidades paulistas.
Congresso Nacional
Randal foi convidado pela deputada Bruna Furlan em 2010 para ser secretário parlamentar de seu mandato na Câmara Federal em Brasília. Na ocasião, a deputada foi a parlamentar com a maior votação do Estado de São Paulo, tendo sido reeleita para mais dois mandatos seguidos (2014 e 2018).
A deputada Bruna Furlan foi relatora e principal articuladora da lei 13.445/2017, conhecida como “Lei da Imigração”, na Câmara dos Deputados, e presidente da Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional, da Comissão Mista de Controle das Atividades de Inteligência e da Comissão Especial de Tratamento e Proteção de Dados Pessoais.
Em 2016, após seis anos de atuação na Câmara dos Deputados, como secretário parlamentar da deputada Bruna Furlan, Randal é convidado pelo prefeito Rubens Furlan a assumir o comando do Centro de Inovação e Tecnologia (CIT) da Prefeitura de Barueri.
Randal inovou o uso da tecnologia para o serviço público e por meio do Centro de Inovação e Tecnologia (CIT), que participou do prêmio Brasil 5.0 com o projeto Barueri Cidade Inteligente, por estar alinhada com os cinco pilares propostos pelo Instituto Micro Power: Sociedade, Pessoa, Negócio, Governo e Economia. O prêmio reconhece e valoriza as iniciativas da Prefeitura de Barueri por expandir serviços prestados à população por meio da Tecnologia da Informação com o objetivo de otimizar e melhorar a qualidade de vida.
Randal Barueri 2024 © Todos os direitos reservados
Eleicao 2024 Jonatas Randal Da Silva Vereador
Coligação: O Trabalho não pode parar - CNPJ: 56.757.315/0001-32
Coligação: O Trabalho não pode parar
CNPJ: 56.757.315/0001-32