O secretário do Centro de Inovação e Tecnologia (CIT) da Prefeitura de Barueri, Jonatas Randal, e a secretária de Segurança Urbana, Elza Paulina de Souza, visitaram o centro de monitoramento por câmeras da cidade de São Paulo.
Na ocasião, ambos conheceram o Projeto City Câmeras, lançado em julho de 2017 pela Prefeitura de São Paulo, por meio das Secretarias Municipais de Segurança Urbana e Inovação e Tecnologia em parceria com a sociedade civil.
Igualmente ao que é realizado em Barueri pela Secretaria de Segurança Urbana e pelo Centro de Inovação e Tecnologia, o Projeto City Câmeras visa inibir a ação de criminosos e aumentar a segurança e o bem-estar da população por meio da instalação de câmeras pela cidade. O programa é uma importante ferramenta do poder público para detectar, prevenir e reagir a situações de emergência, além de auxiliar na manutenção do espaço público.
Em Barueri, como determinou o prefeito Rubens Furlan e o vice-prefeito Beto Piteri, é essencial que o Centro de Inovação e Tecnologia e a Secretaria de Segurança Urbana trabalhem em conjunto na ampliação dos programa de monitoramento por câmeras da cidade e por isso a busca por novos projetos que também deram certo em grandes cidade, como São Paulo.
O modelo operacional do sistema de vigilância funciona de forma integrada, de modo que as imagens são transmitidas para o Comando da Guarda Civil Municipal e compartilhadas com os demais órgãos de segurança (Polícia Militar e Civil) por um canal de comunicação de dados da internet, sendo possível a realização de uma triagem de ações que acontecem em ruas e avenidas da cidade.