Home

»

»

Ataques hackers: agimos com rapidez para proteger rede da Prefeitura de Barueri

Ataques hackers: agimos com rapidez para proteger rede da Prefeitura de Barueri

Desde o final do ano passado, órgãos públicos no Brasil foram alvos de tentativa e invasão a seus sistemas online por hackers. O caso mais recente é do Tribunal Regional Federal da 3ª Região, com sede em São Paulo, alvo de um ataque cibernético que ocorreu ontem. Isso provocou a suspensão das atividades do órgão. Segundo o tribunal, não houve comprometimento dos dados armazenados. Não há previsão de retorno do atendimento e o funcionamento também estará suspenso nesta quinta-feira (31). 

Com o prefeito Rubens Furlan e nossos analistas do Centro de Inovação e Tecnologia (CIT) da Prefeitura

Diante do ocorrido, diversas prefeituras ficaram em alerta. Em Barueri, especificamente na quinta-feira da semana passada, a nossa estrutura de computadores que hospedam os serviços públicos em Data Center na Nuvem enfrentou ataques sistêmicos do tipo negação de serviço (DDos). É importante dizer que este evento foi prontamente mitigado pelos nossos analistas de segurança, o que minimizou os impactos na disponibilidade daqueles serviços.

Ainda entre os dias 28, 29 e 30, os ataques se intensificaram em proporções absolutamente acima daqueles ocorridos anteriormente. Preciso destacar que este tipo de ataque não comprometeu a integridade dos dados da nossa rede, ou seja, trata-se apenas de uma considerável carga de solicitação maliciosa aos serviços, ocasionando uma sobrecarga, lentidão e indisponibilidade.

Estamos trabalhando intensamente no CIT (Centro de Inovação e Tecnologia da Prefeitura de Barueri para neutralizar os ataques cibernéticos. 

Por conta das tentativas de invasão e ações de proteção técnica pelo CIT, Randal explica que os sistemas e serviços (Sistema da Saúde, Nota Fiscal, Solar,  Emissão de Boletos, Pregão Online, Serviços Ganha Tempo, entre outros) podem sofrer intermitência de disponibilidade momentânea.

Cinco dicas para evitar invasão de hackers

  1. Faça sempre o backup do seu site
    O backup é um dos maiores aliados da segurança digital, seja para lidar com problemas de seu servidor, seja para precaver-se contra ações de cibercriminosos.
  2. Não utilize senhas fracas e altere-as frequentemente
    Não adianta investir nas melhores e mais avançadas soluções de segurança se sua senha para login no site é algo como “senha1234”, você não concorda?
  3. Atualize sempre para evitar invasão de hackers no site
    Assim que as empresas desenvolvedoras ou que comercializam soluções digitais detectam falhas de segurança, elas geram uma atualização de seus softwares de forma a ajudar a evitar que seus usuários sejam afetados.
  4. Suspeite de contatos duvidosos
    Contatos de e-mail com ofertas vantajosas demais devem ser vistos com suspeita, já que tais ofertas podem esconder um vírus. Esteja atento a e-mails, notificações de apps, etc., que solicitem seu login para que você não perca uma oportunidade. ,
  5. Conte com um especialista em suporte e segurança
    Infelizmente, por mais precavidos que sejamos, estamos em constante exposição a ações maliciosas. Por isso, além das ações que vimos aqui, também é importante contar com o apoio de um especialista em suporte e segurança de sites.

Randal Barueri 2023 © Todos os direitos reservados